Podemos entender o entretenimento como algo com o que nos envolvemos sem maiores preocupações de resultado, apenas por prazer, diversão ou distração.
A mente como a maior fonte de entretenimento - em seu livro "Inteligência Multifocal", o psiquiatra Augusto Cury, com muita propriedade, defende a tese de que a mente é a maior fonte de entretenimento que podemos ter ao nosso dispor. A quantidade e qualidade de imagens, pensamentos, questões, análises e inferências propostas e vivenciadas a partir da mente são infindáveis.
Augusto Cury também nos alerta para a necessidade de resgatarmos a capacidade de nos entreter com as coisas simples. Temos essa capacidade na infância. Uma criança se encanta e entretém com as coisas mais simples e singelas: um pedaço de madeira no chão, o formato das nuvens, as sombras das pessoas, uma tigela no chão, enfim, qualquer coisa. A mente tem a tendência de classificar os eventos, objetos e as coisas de uma forma em geral em grupos de iguais. E tudo aquilo que vai sendo classificado vai deixando de se tornar interessante para sua especulação e envolvimento. Afinal, aquilo já lhe é conhecido, deixando de ser novidade e passando a "perder a graça".
Todavia, é fundamental que voltemos a encontrar a capacidade de nos encantar com as coisas simples e aquilo que já se conhece. Esta diretriz é básica para a manutenção da própria vida e do equilíbrio mental e da saúde como um todo, pois só a partir desse poder seremos capazes de encontrar a saciedade e abrir os portais da conexão com o momento presente.
Vamos trocar sobre: respirecomconsciencia@gmail.com
Grata, grande abraço
olá Respire com consciência, agradecemos por ser o inaugurador de nosso espaço, aqui receba nossa visita de agradecimento.
ResponderExcluire aí? Vamos desconectar? mesmo respirando, ou melhor, desconectar respirando conscientemente
Rugidos-Risos das Feras Mansas
A propósito, li tudo aqui, pois não basta seguir, dá pra participar
ResponderExcluirrugidosssssssssssssssss
Belo texto, tia...
ResponderExcluirBoas ideias sempre sao divulgadas, rs...
bjs
Oi João, obrigada, entre sempre. Siga os feras mansas
ResponderExcluirferasmansass.blogspot.com
bjos meus