Há milênios os sábios do Oriente, principalmente do Egito e da Índia, dedicaram cuidadosos estudos à respiração e seus efeitos exercícios respiratórios para a cura de várias moléstia em nosso organismo, A velha civilização chinesa sempre utilizou exercícios respiratórios, que depois também foram adotados pelos antigos médicos da Grécia e de Roma.
Dentro da tradição do Yoga, a prática voltada aos exercícios respiratórios é chamada de Pranayama .
Prana – Alento, força vital, energia
Yama – controle, domínio
Assim temos o “domínio da bioenergia”. Pranayama é portanto o processo pelo qual se expande e se intensifica o fluxo de energia no interior do corpo. O volume de prana que circula em nosso interior determina nosso grau de vitalidade. Podemos captar essa bioenergia de diversas fontes: luz do sol, alimentos, água, e principalmente do ar que respiramos.
Os exercícios respiratórios aumentam a vitalidade, melhoram a capacidade pulmonar, regulam o peso corporal, a digestão e o domínio da musculatura involuntária; promovem o autoconhecimento, ampliam a percepção consciente e atuam sobre as emoções.
Aumenta a consciência corporal e o corpo se torna radiante, esguio e forte, a pele brilhante e sadia, alem de vários outros benefícios que poderiam soar como milagrosos.
A Respiração Concecta Todos Nos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Grata por seu comentário!