O prana circula no nosso corpo através de canais.
Assim como as veias e artérias transportam o sangue pelo nosso corpo físico, as chamadas nadis transportam nosso fluido vital pelo corpo energético. A palavra nadi significa rio ou torrente. As nadis formam uma intensa e intricada malha de correntes energéticas que sustentam e mantêm vivo o corpo físico. As antigas escrituras descrevem 72.000 nadis pelo corpo. Dessas, 3 são de grande importância para os exercícios respiratórios. São chamados de Ída, Píngala e Sushumna. Localizam-se ao redor e dentro da coluna vertebral, respectivamente.
Ida é a nadi de polaridade negativa. Está associada à energia lunar, de caráter suave e descendente. Inicia-se no primeiro chakra e sobe ao longo da coluna vertebral, entrelaçando-se com píngala até chegar à narina esquerda.
Píngala é a Nadi da polaridade positiva. Esta associada à energia solar e do fogo. É de natureza ativa, forte e ascendente. Também nasce no primeiro chakra e sobe ao longo da coluna vertebral, entrelaçando-se com ída ate chegar à narina direita.
Sushumna é a nadi central, tem a natureza do fogo e esta inativa, entrando em funcionamento apenas quando a Kundalini ( força vital abdominal na base da coluna )é despertada.
Como a eletricidade, o prana também é bipolar. Temos assim a energia positiva e negativa que são, em última análise , manifestações diferentes do mesmo princípio .
A bioenergia positiva tem a função de dinamizar, ativar, colocar nosso organismo em movimento. Já a negativa irá tranquilizá-lo, sedá-lo. Sendo assim, podemos dividir regiões positivas dependendo da energia que circula ali.
Bom, se você achou confuso, não se importe, serve como informação, que nunca é demais1 O importante é respirar com consciência. E para quem pediu sobre esse assunto, aí está.
Grande abraço
Terezina
Instituto de Renascimento de São Paulo